Softwares para gestão de escolas: conheça os melhores

Existem diversas ferramentas para gestão escolar quem podem ajudar no aumento da produtividade dos gestores e que os auxiliam a tornar os processos mais ágeis e efetivos.

Softwares, por exemplo, são recursos tecnológicos que, em geral, ajudam empresas a melhorarem sua performance e atingir os objetivos de forma automatizada. Com instituições de ensino não é diferente.

Quais os benefícios de uma gestão escolar eficiente?

Quem não se beneficia com uma gestão escolar organizada e produtiva?

Em qualquer emprego, ter um bom ambiente de trabalho é fundamental para o aumento da produtividade. Podemos aplicar essa ideia a uma escola, pensando que uma instituição bem estruturada, com bons e motivados professores, é o ponto de partida para que os alunos consigam extrair o máximo de conhecimento possível nas salas de aula.

Do ponto de vista administrativo, ter a casa em ordem agrada a todo mundo. Ter sempre as finanças em dia também é importante para gerar caixa e, quando necessário, realizar reformas ou implementar novas tecnologias de gestão.

Alguns softwares, por exemplo, embora exijam um certo investimentos, são ótimos para auxiliar no gerenciamento de diversos setores dentro das instituições de ensino.

Por que utilizar um software para gestão escolar?

Para uma boa gestão escolar, é importante integrar todos os processos internos.

Os setores financeiro, pedagógico e administrativo funcionando em sincronia certamente trarão mais eficiência para o gerenciamento como um todo. Assim, com o tempo, a utilização de softwares de gestão escolar passou a ser encarada como uma necessidade por muitas instituições de ensino.

Com o auxílio deste recurso tecnológico, muitos gestores de escolas perceberam que algumas atividades do dia a dia tornaram-se muito mais simples. Acompanhar o direcionamento dos recursos da escola e obter uma visão mais ampla sobre estudantes inadimplentes são alguns exemplos.

Fora esses, controlar a entrada e saída de dinheiro é um dos pontos em que a ajuda do software é bastante efetiva.

Em uma escola com alto volume de alunos, a implementação de um software de gestão significa, também, profissionalizar os processos institucionais.

Mas qual ferramenta escolher? Para ajudá-lo, selecionam as três que são consideradas melhores do mercado. Veja abaixo e tire suas próprias conclusões:

Os 3 melhores softwares

1. Sponte

Quando se trata de softwares de integração de gestão escolar, o Sponte é um dos mais completos e oferece uma série de recursos interessantes. A tecnologia atende às áreas comercial, secretaria, pedagógica e financeira com soluções avançadas, podendo ser acessadas online, com todos os arquivos armazenados em nuvem. Vale destacar, também, que o sistema é compatível com smartphones e tablets.

2. Galileu

Seguindo a mesma linha do Sponte, o Galileu também é um software de gestão com acesso totalmente online, sem a necessidade de fazer downloads. Sem necessitar de um alto investimento em estrutura tecnológica para ser utilizado, o Galileu propicia uma gestão completa da escola, apresentando detalhes da situação financeira da instituição e oferecendo suporte online sempre que o cliente julgar necessário.

3. Sophia

Também completo em relação à organização institucional, o Sophia se destaca por intuitivo e muito fácil de ser fácil de usar. O software garante a integração dos processos de gerenciamento da escola, além de possibilitar a gestão de bibliotecas e acervos não-bibliográficos – sendo este um diferencial das outras ferramentas citadas aqui.