Parcerias ajudam na conquista de novos alunos

Uma parceria acontece quando, no mínimo, duas pessoas ou empresas se unem para atingir um objetivo em comum, ou para conseguir algo que possa beneficiar as partes envolvidas de maneira diferente.

Mas como uma parceria pode ser fundamental para a conquista de novos alunos?

Se uma instituição que tem o curso de Técnico em Segurança do Trabalho, por exemplo, faz uma pesquisa para verificar quais empresas no seu entorno precisam ou já possuem profissionais desta área, pode ser estabelecida uma parceria para que um lado forneça a mão-de-obra qualificada e o outro se beneficie com o profissional que está atualizado e apto a atuar no mercado de trabalho.

Claro que essa não é uma regra, mas é uma prática que pode trazer muitos benefícios para o aluno, a instituição e a empresa.

Seminários de profissões para construir parcerias

Realizar seminários de profissões é importante porque é possível colocar no mesmo ambiente alunos, instituições e empresas.

Durante a realização de um seminário existem muitas oportunidades para a implantação de parcerias, como, por exemplo, entre a instituição de ensino e a editora que fornecerá o material didático, ou a secretaria de educação local e, principalmente, as empresas da região.

Os alunos também são beneficiados nessas ações. Os candidatos em potencial a uma vaga nos cursos técnicos têm acesso a palestras, profissionais e livros que trazem informações importantes sobre o campo de atuação de cada curso, matriz curricular, conteúdo a ser estudado, demanda do mercado de trabalho local, média salarial e possibilidades para a carreira profissional.

Enxergar oportunidades nos seminários é a grande sacada das instituições de ensino porque tendo um aluno consciente do curso que será ofertado, da realidade em relação à sala de aula e da expectativa existente em relação ao mercado de trabalho, a taxa de evasão poderá ser diminuída e até mesmo evitada em alguns casos.

Isto porque o aluno tem a possibilidade de fazer uma escolha mais assertiva, o que pode fazer toda a diferença no caminho profissional que será trilhado por ele.

É possível fazer parcerias somente nos seminários de profissões?

Aqui demos o nome de seminários de profissões, mas este tipo de evento pode levar o nome de feira profissional também, ou qualquer outro nome que faça mais sentido para a realidade do local onde será realizado. O mais importante é que práticas assim sejam incentivadas e realizadas cada vez mais, porque é um tipo de parceria “ganha-ganha”.

Ganha o aluno que fica mais feliz e realizado com o curso. Também ganha a instituição que terá menor índice de abandono — e que formará cidadãos e profissionais competentes.

Além das empresas locais, que facilitarão o processo de contratação, pois saberão onde encontrar profissionais bem preparados para o mercado de trabalho, e da editora, que tem a oportunidade de apresentar seu portfólio, principalmente dos livros paradidáticos.

Onde encontro um livro sobre o meu curso?

Aqui é possível verificar o acervo atualizado da Editora Érica, com mais de 700 títulos sobre diversas áreas dos cursos técnicos e livros que podem também ser usados na graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *