O que é o MedioTec?

Em 2017 o MedioTec será uma excelente alternativa para os estudantes secundaristas de escolas públicas que desejarem fazer um curso técnico gratuito. Serão ofertadas cerca de 82 mil vagas. Considerado pelo governo como o principal projeto com vínculo com o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o MedioTec 2017 dará aos estudantes do ensino médio a chance de ter formação profissional simultânea à formação escolar.

 

O MedioTec nasce com a proposta “de fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo”, conforme o edital lançado pelo governo. Os cursos técnicos MedioTec são de longa duração, com uma carga horária mínima de 800 horas. Ao final da formação, os alunos recebem duas certificações: de nível técnico e de nível médio.

 

A previsão é de que os cursos do MedioTec tenham início entre julho e agosto de 2017. Para garantir a qualidade profissional, haverá monitoramento dos cursos de forma sistemática e indicador de evasão.

 

Ainda de acordo com o edital, “Os cursos ofertados estarão dentro de um universo mapeado, proporcionando maior sinergia entre esses cursos e a demanda. O objetivo é mapear as demandas de formação técnica em cada uma das cinco regiões do Brasil, com dados sobre as oportunidades reais de inserção, por município, e as aptidões formativas necessárias para atendê-las”. Aqui é possível verificar as informações do mapeamento feito pelo MEC. Os gráficos estão separados por curso e mostram o total de vagas existentes em cada estado.

 

Entre as habilitações técnicas, temos logística, segurança do trabalho, enfermagem e informática, só para citar alguns exemplos.

 

Também está no programa oferecer ao educando um acompanhamento psicossocial, com o propósito de estimular sua permanência e êxito na formação técnica.

Um comentário para “O que é o MedioTec?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *