Novo Ensino Médio: você sabe o que é?

O Novo Ensino Médio tem relação direta com a Reforma do Ensino Médio aprovada em fevereiro de 2017. A Reforma tem o objetivo de possibilitar ao estudante maior flexibilidade e autonomia nos estudos.

As competências e conhecimentos obrigatórios a todas as escolas de ensino médio do País serão definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mas agora o aluno poderá escolher uma área de maior interesse para completar sua formação e aprofundar os estudos.

Os jovens deverão optar por uma das seguintes áreas:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional.

Para a formação técnica e profissional, uma das primeiras medidas tomadas pelo Governo Federal em relação à Reforma do Ensino Médio, foi a criação do MedioTec, um “braço” do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado em 2011.

Os cursos do MedioTec são ofertados na modalidade concomitante. Ou seja, somente alunos que estejam cursando o ensino médio podem se candidatar a uma das vagas.

Com todas essas mudanças, é necessário estar sempre atualizado com as novas exigências. A Somos Ensino Técnico desenvolve soluções que atendem aos critérios do MedioTec e estão de acordo com as necessidades das instituições e seus alunos.c

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *