Material didático para educação profissional e técnica

Escolas técnicas têm dificuldade para encontrar materiais didáticos que sejam adequados para a educação profissional e técnica

Muito difundido no ensino regular, principalmente no fundamental e no médio, a utilização de material didático na educação profissional e técnica ainda encontra barreiras e vive uma realidade bem diferente.

A primeira dificuldade é encontrar conteúdo de qualidade e adequado à formação profissional e técnica. Mesmo que existam muitos livros que façam referência aos cursos de formação profissional, falta a didática para aplicação do conteúdo em sala de aula.

Boa parte das obras são para acervo, que também tem sua importância e função, mas não substituem a necessidade de utilização do material didático.

É importante reforçar que o livro didático sempre deve ser usado em conjunto com as bibliografias básica e complementar do curso e suas disciplinas. Um conteúdo não exclui o outro e as obras de acervo devem ser aplicadas para potencializar o aprendizado do aluno.

Para reforçar a importância do material didático na educação profissional e técnica, escrevemos esse post onde você encontrará mais informações sobre:

Necessidade do material didático na educação profissional
Vantagens para escola, professores e alunos

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O material didático é realmente necessário na educação profissional e técnica?

O aluno do curso técnico tem uma expectativa muito grande de ter aulas mais práticas e a própria cultura da educação profissionalizante no Brasil garante um aprendizado mais rápido, justamente pela carga horária prática das aulas.

Mas, a adoção do material didático na educação profissional e técnica não implica na diminuição da prática para aumento da teoria em sala de aula. Muito pelo contrário.

Ter o direcionamento dado pelo material didático facilita o aprendizado e torna a aula prática mais proveitosa.

Também é muito importante a adoção por parte do professor. Se a escola adquire o conteúdo para um curso técnico, mas o professor não compra a ideia e não adota o material em suas aulas, não haverá resultados positivos.

A partir do momento que o professor percebe o real valor de uso do material didático na educação profissional e técnica e passa a utilizá-lo em suas aulas, será muito mais fácil engajar os alunos e fazê-los aderir ao conteúdo dos livros.

Para que haja essa adoção por parte de toda a comunidade escolar é necessário fazer uma capacitação dos docentes, explicando a metodologia usada, boas práticas de aplicação nas aulas e como medir os resultados de melhoria no aprendizado.

Um gestor escolar que esteja lendo esse post pode pensar “os professores da minha instituição de ensino criam o conteúdo de suas disciplinas. Então, minha escola não precisa de material didático para educação profissional e técnica”.

Aliás, professores produtores de conteúdo fazem parte da realidade de boa parte das escolas de educação profissional e técnica no Brasil. Mas, isso não significa que essa seja a melhor maneira de atender essa necessidade das instituições de ensino.

Isso acontece por causa da dificuldade enfrentada pelas escolas na busca por um material didático adequado para seus cursos de educação profissional e técnica.

Neste momento, questionar se realmente vale a pena seguir por este caminho é fundamental. Questões sobre atualização e adequação de linguagem para um melhor aprendizado dos alunos também devem ser consideradas.

O material didático na educação profissional e técnica é tão necessário quanto no ensino regular. As escolas precisam perceber como a adoção de um bom conteúdo é benéfica para a comunidade escolar como um todo.

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Vantagens de usar material didático em escolas técnicas e profissionais

Possuir um conteúdo didático que seja adequado para um determinado curso é muito vantajoso para a escola e seus profissionais. Os ganhos vão da diretoria aos alunos e acaba sendo um grande diferencial para a captação de novos estudantes.

Citaremos algumas das vantagens obtidas pela escola na adoção do material didático para educação profissional e técnica:

– Padronização do ensino: Manter um padrão de ensino em todos os cursos e suas diferentes turmas é uma tarefa que exige muita organização e disciplina do coordenador pedagógico da escola.

Inevitavelmente, a instituição será cobrada em algum momento, caso um aluno tenha, na mesma disciplina, um conteúdo diferente de outro estudante.

Isso acontece muito quando o próprio professor desenvolve o material para as aulas. Mais ou menos assim: professores diferentes = conteúdo diferente = aprendizado diferente para os alunos.

Essa situação é desconfortável e cria uma sensação de injustiça. Pessoas que fazem um determinado curso esperam ter as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento dentro da sala de aula.

Seja em momentos de prática ou teoria, todos buscam conhecimento e esperam receber o mesmo tratamento dos professores e da gestão escolar. Descobrir que uma determinada turma tem acesso a um conteúdo diferente do seu, gera insatisfação entre os alunos.

O material didático para educação profissional e técnica garante que os conteúdos da instituição de ensino sejam padronizados e uma mesma metodologia seja aplicada a todos, o que facilita a análise da efetividade do aprendizado entre os alunos.

Para os estudantes, o ganho está relacionado à padronização da informação. Todos acabam tendo acesso aos mesmos conteúdos e possuem as mesmas chances de desenvolvimento e aprendizado.

Os professores também ganham porque terão conteúdo de qualidade para trabalhar suas disciplinas em sala de aula. Além disso, podem ter acesso a arquivos de planejamentos de aula e conteúdos complementares.

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– Melhora no índice de aprendizado: Quando os professores estão em sala de aula, é muito importante que eles consigam perceber e medir o progresso no aprendizado do aluno.

Quando o professor consegue mensurar os resultados de aprendizagem de uma turma, é possível perceber onde e como devem ser aplicadas as devidas melhorias.

Percebida a dificuldade dos alunos, é necessário montar um planejamento que reforce a aplicação do conteúdo. Uma espécie de nivelamento ou conteúdos complementares, como links de materiais online.

O material didático para educação profissional e técnica também contribui com esse processo porque funciona como uma ferramenta de apoio. Nos livros da Editora Érica – Soluções para Ensino Técnico, por exemplo, existe o Amplie seus Conhecimentos (indicação de materiais complementares ao livro).

Estudantes e professores sempre têm acesso a sugestões de novos conteúdos que complementam a compreensão sobre o tema abordado. Além de exercícios aplicados ao fim de cada capítulo.

– Engajamento de professores e alunos: Engajar a comunidade escolar é fazer com que todos “vistam a camisa” da escola. Esse é um dos ingredientes básicos para o sucesso de uma instituição de ensino.

O engajamento de professores acontece por meio da capacitação, momento em que é possível conhecer o material, sua metodologia, um exemplo de aplicação em aula, seus diferenciais e as principais vantagens de sua adoção.

Professores engajados utilizam o material didático nas aulas e mostram aos alunos que o conteúdo é realmente necessário e útil para o aprendizado.

Por sua vez, alunos satisfeitos e engajados indicam a escola e seus respectivos cursos para parentes, amigos e pessoas mais próximas. Se as matrículas dessas indicações renderem descontos ou outros incentivos, o engajamento melhora ainda mais.

Com o engajamento, a escola reduz o índice de evasão, tanto de alunos quanto de professores, deixa seus diferenciais mais evidentes e começa a explorar seu potencial de crescimento e expansão.

– Atualização e qualidade garantidas: Outra vantagem para a escola que adota o material didático na educação profissional e técnica é ter a certeza de que seus alunos sempre terão acesso a um conteúdo atualizado e de qualidade.

Essa, aliás, é uma das principais dificuldades dos professores que produzem seu próprio material didático. Manter o conteúdo sempre atualizado, demanda muito tempo de pesquisa e produção. Sem contar no planejamento das aulas que também precisa ser feito.

Com a adoção de um material didático, a escola garante a atualização constante de seus livros e o professor consegue ter mais tempo para planejar suas aulas ou atividades extracurriculares.

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