É necessário contribuir com o meio ambiente

Hoje, 1 de junho, começam a ser realizadas ações em prol do meio ambiente.

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi instituída em todo território nacional por meio do Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. As celebrações são realizadas de 1 a 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Suécia, durante Conferência de Estocolmo.

O objetivo dessas comemorações é conscientizar a sociedade e os governos mundiais sobre a necessidade de criar e implementar atividades que contribuam para a preservação do meio ambiente e dos ecossistemas do planeta Terra.

O que eu posso fazer pelo meio ambiente?

Existem diversas ações que podem ser realizadas por cidadãos, empresas e escolas nesse sentido. Destacamos algumas:

  • Palestras nas escolas sobre reciclagem doméstica e a importância da conscientização ambiental;
  • Desenvolvimento de projetos sustentáveis;
  • Não jogar lixo nas ruas, praias e parques;
  • Consumo consciente de água e energia elétrica;
  • Plantar mudas de árvores em áreas públicas;
  • Usar transporte público.

Claro que não precisamos aguardar essas datas para tomarmos uma iniciativa, mas esse pode ser um empurrãozinho para muita gente. Não apenas em relação às atividades que podem ser realizadas individual ou coletivamente, por exemplo, separar o lixo entre reciclável e orgânico, como também para a escolha de uma profissão ou de uma nova formação para inserção no mercado de trabalho.

Os profissionais que atuam nessa área, como os técnicos em meio ambiente, são muito valorizados porque é importante que existam pessoas especializadas em propor, criar e desenvolver ideias e projetos voltados para a preservação do meio ambiente.

Empresas investem em responsabilidade ambiental

Atualmente as empresas enxergam questões socioambientais como oportunidades de crescimento e visibilidade, e não apenas como um custo a mais.

Ter e praticar responsabilidade ambiental é uma forma de mostrar à sociedade e aos funcionários que a empresa se preocupa com questões macro, como o bem-estar da população, a preservação dos recursos naturais e o legado que será deixado para as próximas gerações.

Para isso, é fundamental ter profissionais da área de meio ambiente bem preparados e antenados com as tendências e boas práticas do mercado. Mesmo com um curso concluído é necessário se atualizar e estudar sempre. Ler é uma boa opção para isso.

Preparamos estas indicações de leitura para pessoas que já atuam na área, estudantes ou mesmo para quem tenha interesse no assunto.


Educação Ambiental – O livro apresenta conceitos e espécies; as visões antropocêntrica e ecocêntrica de meio ambiente, a relação entre ecologia, meio ambiente e recursos ambientais.
BAIXAR LIVRO


Biologia Ambiental – Esta obra apresenta os seguintes temas: teorias da evolução, diversidade dos seres vivos, ecossistemas, princípios de botânica e zoologia, impactos ambientais na fauna e na flora, ecologia e biodiversidade.
VER LIVRO


Gestão Ambiental – O livro trata de aspectos ecológicos, indicando leis de crimes ambientais, as políticas nacionais do meio ambiente, dos resíduos sólidos, das mudanças climáticas e dos recursos hídricos.
VER LIVRO


Mecanização Florestal – Este livro analisa os conceitos básicos sobre os solos e sua relação com os vegetais e apresenta aspectos relacionados à fertilidade e seus diversos componentes.
VER LIVRO


Meio Ambiente – Guia Prático e Didático  – Indicada a alunos, professores, instrutores e demais profissionais da área, esta obra apresenta, com linguagem simples, objetiva e didática, os assuntos mais relevantes da área ambiental.
VER LIVRO


Recursos Naturais e Biodiversidade – Este livro apresenta conceitos e aspectos ambientais, legais, econômicos e sociais relacionados à riqueza dos recursos naturais renováveis e não renováveis do Brasil.
VER LIVRO


Silvicultura – Esta obra estuda a importância da silvicultura para o meio ambiente e para a geração de emprego e renda. Trata das áreas naturais preservadas, suas tipologias e importância.
VER LIVRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *