8 dicas para utilizar a tecnologia na sala de aula

Professores devem ficar atentos às possibilidades de aprendizado criadas com o uso do smartphone e da internet. Sem contar que essa pode ser uma prática que melhore a relação entre aluno e professor. Ainda mais em tempos de educação à distância e com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

Uma pesquisa de 2016 da Fundação Telefónica Vivo realizada com jovens de 15 a 29 anos mostra que 92% dos jovens acreditam que estar conectados facilita o acesso à informação e ao conteúdo, e a motivação para estudar aumenta para 42% dos estudantes quando eles podem usar a internet.

Levando os dados do estudo em consideração, listamos 8 boas práticas que podem ser adotadas pelas instituições e pelo corpo docente para que o smartphone deixe de ser inimigo e passe a ser um aliado:

8 dicas para usar tecnologia na sala de aula

  1. Alunos podem ficar atentos ao conteúdo apresentado por um professor enquanto pesquisam mais informações na internet;
  2. A pesquisa feita por um estudante pode ser usada para atualizar os colegas e o professor sobre o assunto que é exposto;
  3. Aplicativos podem ser usados para reforçar os conhecimentos de uma disciplina;
  4. Grupos podem ser criados entre as turmas para troca e atualização de informações ao longo das aulas;
  5. Alunos podem estudar em casa e aproveitar as aulas apenas para tirar dúvidas sobre os conteúdos encontrados na internet;
  6. A gestão da escola pode ser modernizada com o uso de um aplicativo, em que direção e corpo docente possam trocar boas práticas em relação ao uso da tecnologia na sala de aula;
  7. A mesma modernização pode ser estendida aos alunos com a criação de um espaço virtual para compartilhamento de conteúdo, dicas de aplicativos e melhoras nos resultados obtidas com a utilização da tecnologia;
  8. A própria escola pode incentivar o uso da internet, liberando um sinal de Wi-Fi que funcione em todas as dependências do colégio;

Essas são algumas sugestões de aplicação da tecnologia no ambiente escolar, mas cada escola deve analisar sua realidade para que o melhor método seja aplicado. Lembrando que é necessário estabelecer limites aos alunos e deixar claro que a internet pode, sim, ser usada, mas com sabedoria.

Uma alternativa seria a criação de uma espécie de estatuto no qual os professores e a direção da instituição podem dar dicas de um bom aproveitamento do tempo que se passa conectado, como também de aplicativos que ajudam na fixação do aprendizado.

Falamos com a especialista Sanmya Feitosa Tajra, autora do livro Informática na Educação, publicado pela Editora Érica, e que foi uma das primeiras pessoas no Brasil a falar sobre o uso da tecnologia a favor da educação.

Entrevista com Sanmya Feitosa Tajra, autora de Informática na Educação

Canal Técnico – A tecnologia é necessária na educação?

Sanmya Feitosa Tajra  – Sim.  A tecnologia é um dos recursos indispensáveis para atuar de forma ativa na sociedade na qual nos encontramos.  A educação deve promover o uso das tecnologias em seus currículos para que os alunos estejam preparados não apenas para as situações da vida no cotidiano presente, como para o futuro.

CT – Em que momento surgiu essa necessidade?

Sanmya Feitosa Tajra  – A tecnologia está presente na vida das pessoas desde sempre.  O uso do papel, do lápis, da lousa, do livro também são recursos tecnológicos.  Nesse sentido, é sempre bom lembrar que, ao falarmos de tecnologias, não estamos nos restringindo apenas à informática e aos recursos de telecomunicação. Qualquer recurso que intermedia as relações e as vivências são consideradas tecnologias.  Os educadores precisam entender essa relação e utilizar os recursos nos seus projetos pedagógicos.

CT – Que tipo de tecnologia está disponível e já pode ser usada pelos professores e pelas instituições?

Sanmya Feitosa Tajra  – Em relação às tecnologias da informação e comunicação podemos incluir todos: computador, celular, tablet, além da televisão, do rádio, etc. Em cada um desses recursos físicos, devem ser verificadas as alternativas de softwares disponíveis.  É por meio dos softwares disponíveis que possibilitamos os diferentes usos dos recursos tecnológicos físicos.

CT – Qual a melhor maneira de fazer uso dessas tecnologias?

Sanmya Feitosa Tajra  – O primeiro passo é promover a qualificação dos professores e, em seguida, adequar o uso dos recursos tecnológicos ao projeto pedagógico de cada instituição de ensino.

CT – Quais mudanças o uso da tecnologia pode causar?

Sanmya Feitosa Tajra  – As tecnologias podem favorecer uma aprendizagem mais dinâmica, mais próxima à realidade dos alunos.  É uma das formas que podem fazer com que os alunos fiquem mais motivados.  Por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação é possível ter acesso a um maior volume de conteúdo, mais rapidez na atualização das informações, além de acesso a uma quantidade ilimitada de informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *